COMO DECORAR AS PAREDES NUM AMBIENTE JAPANDI
Nenhuma casa está completa sem decorar as paredes! Decorar as paredes é uma ótima maneira de personalizar o espaço e adicionar um toque único a qualquer ambiente.
Japandi é uma tendência de design de interiores que combina a simplicidade e a elegância da estética japonesa com o conforto e o aconchego do design escandinavo. Reunindo o melhor dos dois mundos, esta tendência funde os conceitos de “wabi-sabi” e “hygge” para celebrar a simplicidade através de materiais naturais e da arte.
Os pontos mais importantes a ter em mente são a simplicidade, o minimalismo e a funcionalidade. MENOS É MAIS. Uma casa Japandi irradia beleza natural criada por um conjunto de objetos cuidadosamente selecionados que proporcionam o máximo impacto. Nada precisa de ser perfeito, mas tudo deve ter um lugar e um propósito.
A arte é um complemento indispensável para qualquer espaço interior. A escolha das peças de arte é muito pessoal, até o desenho de uma criança pode ser a obra de arte mais fantástica. Não há regras na escolha da arte mas existem algumas dicas e truques para ajudá-lo a escolher obras de arte que realmente se encaixem na sua casa Japandi.
- O minimalismo é a chave do estilo Japandi. Opte por poucos, mas significativos, elementos decorativos nas paredes. Escolha peças que tragam paz e serenidade ao ambiente.
- Mantenha a paleta de cores suaves e neutras. Brancos, tons de cinza, bege e tons terrosos são escolhas excelentes para criar uma sensação de calma e equilíbrio.
- Escolha materiais naturais para as peças decorativas das paredes, como madeira clara, rattan, bambu ou cerâmica artesanal. Estes materiais adicionam textura e calor ao espaço.
- Tente manter o equilíbrio visual através da disposição simétrica das peças nas paredes. Cria composições que sejam esteticamente agradáveis e transmitam uma sensação de ordem e serenidade.
- Deixe espaços vazios nas paredes para criar uma sensação de tranquilidade. O uso inteligente do espaço negativo é uma característica proeminente do estilo Japandi.
- Aproveite ao máximo a luz natural ao posicionar as peças decorativas. Deixe as janelas desobstruídas para permitir que a luz entre livremente, realçando a beleza das suas escolhas.
Créditos: Pinterest
Créditos: Pinterest
- Num interior Japandi encontrará grandes peças de arte nas paredes. Antes de escolher o tamanho, tenha em atenção a quantidade de móveis que tem no espaço e a altura do pé-direito. Tectos altos e abobadados permitem uma obra de arte grande, se os tectos são baixos opte por uma moldura mais baixa (formato landscape). Tenha, também, em atenção a distância de visualização. É aconselhável escolher peças pequenas para espaços estreitos. Uma regra prática para medir a distância de visualização é multiplicar a diagonal da moldura/imagem por 1,5.
- Se o espaço for pequeno ou se não tiver orçamento para uma peça grande e original, pode optar por criar uma galeria de quadros/fotos.
- Selecione cores que combinem com a decoração já existente do espaço.
- Opte por elementos funcionais que também sirvam como decoração, como prateleiras flutuantes de madeira para exibir plantas ou cerâmica artesanal. Esta integração de forma e função é essencial no estilo Japandi.
- Escolha arte com formas orgânicas, com uma alusão à natureza nórdica
- Os quadros e molduras nem sempre precisam de ser pendurados na parede! Pode simplesmente apoiar o quadro no chão ou em algum móvel.
- O papel de parede é a maneira perfeita de trazer natureza para sua casa de forma moderna e elegante. Opte por um papel de parede com cores calmantes e padrões orgânicos, trazendo uma sensação de serenidade e equilíbrio a qualquer ambiente.